sábado, 23 de fevereiro de 2008

De Niro Indomável

Eu adoro filmes de boxe. Mesmo que muitos contem basicamente a mesma história, não importa. Eu adoro. E eu já tinha os meus favoritos, não precisava mais. Mas quando vi no balaio da Saraiva este clássico, eu precisava comprar.

Touro Indomável é um filme de Martin Scorsese que conta a história de Jake La Motta (Robert de Niro), desde seu apogeu até sua decadência. Jake é um homem insuportável, ciumento, paranóico, violento e inconstante. Diferentemente de Rocky (Silvester Stallone) e Hurricane (Denzel Washington), que são altamente carismáticos, De Niro encara um personagem que o público aprende a detestar e repudiar.

Talvez tenha sido isso que possibilitou de Niro a ter, talvez, a melhor atuação da sua carreira. De Niro, Silvester Stallone e Denzel Washington foram indicados ao Oscar pelos seus papéis de pugilista, mas só de Niro levou pra casa o prêmio. E também levou o Globo de Ouro, e mais uma penca de prêmios por esta atuação.

Após se tornar campeão mundial, inicia-se o descenço do lutador. Ele se aposenta. E aí acontece talvez a maior transformação de um ator na história do cinema (só comparável à de Tom Hanks em O Náufrago). Scorsese parou as filmagens por 4 meses (alguns dizem 2, mas acho improvável), para que de Niro pudesse engordar 30kg. Ele está irreconhecível ao final do filme, deixando somente seu sinal no rosto como prova de que é ele mesmo. A dedicação de De Niro ainda se comprova por ter, antes do filme, treinado boxe por 1 ano com o próprio LaMotta.

O filme é violento e bastante realista. Tanto que Joe Pesci (Joey La Motta, irmão de Jake), quebrou 2 costelas durante as filmagens, durante uma cena de sparring. Joe Pesci também foi indicado ao Oscar de ator coadjuvante.

Além da memorável atuação de De Niro, temos também a incrível direção do Scorsese. Fiquei maravilhado com o uso milimétricamente estudado de espelhos em quase todas as cenas. E a filmagem em preto e branco deixam as cenas muito mais envolventes e tocantes. Da junção destes dois gênios da cinematografia, ainda prefiro Taxi Driver. Mas Touro Indomável não fica nem um pouco atrás. Para muitos da crítica especializada, Touro Indomável é a obra-prima do Scorsese.

Certamente um filme obrigatório para quem, como eu, adora filmes de boxe e filmes do De Niro.

Um comentário:

Anônimo disse...

ué?! não vai atualizar mais o blog???